terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Londrina oferece local para descarte de eletrodomésticos



A partir desta segunda-feira (23), os londrinenses poderão descartar materiais industrializados da linha branca e produtos eletrônicos diretamente na Central de Logística Reversa, localizada na Avenida Fernando César Coimbra, s/n, no Parque Industrial Cacique, zona oeste da cidade.

A central vai atender a população das 12h às 18h. Os interessados em oferecer o destino correto, por exemplo, às geladeiras, microondas, fogões, rádios e computadores deverão ir pessoalmente à Central de Logística Reversa.
É mais uma ação para retirar lixo nas vias públicas e evitar ambientes para o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue. Anteriormente, a Central só recebia o material coletado pela CMTU nos ecopontos.

De acordo com o diretor de operações da CMTU, Luciano Borrozzino, é dever dos fabricantes recolher os produtos que os clientes não estão mais usando e querem se desfazer. "A lei 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, onde ficam os fabricantes responsáveis pelo descarte correto de seus produtos. Londrina saiu na frente porque é a primeira cidade do Brasil a instalar uma central pública de resíduos sólidos", disse Borrozzino. 
Com a abertura da central ao público, a CMTU pretende minimizar o descarte irregular de equipamentos eletrônicos e da linha branca e dar o destino correto aos produtos. O barracão de armazenagem é totalmente coberto, o que assegura a não exposição dos materiais as mudanças do tempo, como as chuvas.

A Central foi implantada dia 11 de novembro de 2011 e está instalada no antigo barracão do Instituto Brasileiro do Café (IBC), doado ao Município. O local conta com 28 mil metros quadrados, onde são catalogados e armazenados os resíduos recolhidos. Depois de classificados por fabricante, a central entra em contato com as associações de fabricantes que ficam encarregadas de recolher seus produtos e dar a destinação correta.

Para aqueles que quiserem se desfazer de restos de materiais de construção civil podem entregar até um metro cúbico nos Ecopontos espalhados pela cidade. Neles, a população pode fazer também o descarte correto de móveis de madeira, sofás e restos de podas de árvores e grama. Os pneus poderão ser entregues na Avenida Leste/Oeste, 1.605, onde serão encaminhados á reciclagem.

*Fonte:http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/534384/londrina-oferece-local-para-descarte-de-eletrodomesticos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !