quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

PRESTANDO CONTAS 03


Lançado primeiro ponto de coleta de óleo de cozinha
O primeiro ponto dos 20 que ainda funcionarão na cidade para coleta de óleo de cozinha usado, foi inaugurado nesta quarta-feira (14), no Rotary Clube de Campos, ao lado da Praça São Salvador. Os demais pontos passarão a funcionar a partir desta quinta-feira (15). Os locais para recebimento de óleo são consequência do lançamento do projeto “Seu óleo tem destino certo”, onde em troca de 2 litros de óleo de cozinha usados, a pessoa pode levar para casa um pote de detergente, uma pedra de sabão em barra ou sabão em pasta.

Estiveram presentes nesta ocasião, o secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel; o subsecretário Carlos Morales; o presidente do Rotary Clube Campos, José Henriques Wanderley Mariz; e o diretor da empresa responsável pelo recolhimento do óleo, Grande Rio, José Mário Moreira da Silva. 

A Campanha “Seu óleo tem destino certo”, lançada na terça-feira (13), prossegue até às 17h desta quinta-feira (15), no Largo da Imprensa (Calçadão). No estande da campanha, através do recolhimento de cada 2 litros de óleo usado, as pessoas recebem seus brindes e instruções do Doutor Ambiente, sobre a importância deste ato. 

O secretário Jorge Ribeiro Rangel informou que os pontos foram escolhidos com o intuito de oferecer maior absorção do público.  “Inauguramos estes pontos em locais onde saberíamos que um público considerável seria alcançado, como igrejas, instituições e a própria sede da Secretaria de Limpeza Pública. O projeto já está dando certo e as pessoas já estão aderindo à ideia de ajudar o meio ambiente e ainda se beneficiar com o ato”, destaca.

A proposta é que o número de pontos seja ampliado em número e que de 5 mil litros/mês, passem a ser recolhidos 30 mil litros/mês. “O Rotary Clube Campos vai recolher o óleo de cozinha usado, trocá-los por produtos de limpeza, que serão doados para entidades assistenciais”, disse o presidente do Rotary Clube Campos, José Henriques Mariz.

Por: Thábata Ferreira - Foto: Rodolfo Lins -  15/08/2013 09:58:0

Reciclagem do óleo de cozinha: 5 mil litros coletados em 2013
Cerca de 5 mil litros de óleo de cozinha foram coletados em 2013, em Campos. O programa Recicla Óleo é desenvolvido pela Secretaria de Limpeza Pública, Praças e Jardins, em parceria com a empresa Grande Rio.

Cada litro de óleo despejado em lugares indevidos polui cerca de 1 milhão de litros de água, o que equivale à quantidade que uma pessoa consome ao longo de 14 anos. 

A cada garrafa pet de óleo de cozinha entregue, a pessoa ganha um detergente de 600ml. O objetivo da ação é sensibilizar e informar à população, os riscos que ela mesma provoca quando despeja o óleo de forma incorreta. 

— Quando o óleo é jogado no esgoto, além de danificar a tubulação, vaza para o solo, prejudicando o meio ambiente — ressalta o secretário de Limpeza Pública, Praças e Jardins, Jorge Rangel. 

Pontos fixos de coleta de óleo de cozinha:

-Postos de Entrega Voluntária (Peves)
- Centro de Educação Ambiental (CEA)
- Aterro Sanitário de Conselheiro Josino
- Praça da República
- Jardim São Benedito
- Rotary Club de Campos (Rua Paul Herris, 78, Centro)
- Igreja Presbiteriana Pentecostal (Avenida Senador José Carlos Pereira Pinto, 88, Parque Novo Mundo, Guarus)


Por: Taysa Assis (estagiária) - Foto: Rodolfo Lins -  10/02/2014 11:19:01


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !