sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

PRESTANDO CONTAS 05

PROGRAMA: AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRACÃO PÚBLICA(A3P)

Programa reduz consumo de água em 614 unidades municipais
O Programa de Sustentabilidade Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), implantado pela Prefeitura de Campos a partir de agosto, já apresenta resultados positivos.  Dentre as ações do comitê gestor do programa, foi realizado inicialmente, o levantamento sobre o consumo de água em 614 unidades do município. Tendo em vista a meta estabelecida pelo comitê, de estabelecer a redução de consumo de água em 10% nas unidades municipais, foi detectado que 88 unidades, entre escolas, UBS, secretarias, entre outras, conseguiram alcançar os resultados positivos da redução do consumo.

O comitê gestor foi nomeado pela portaria 1556/2014 e é composto por representantes de diversas secretarias. Os gestores das unidades serão devidamente reconhecidos com certificados em evento a ser ainda agendado.

O programa foi instituído no município por meio do decreto 120/2014, e se trata de um programa no qual a Prefeitura já é parceira e vai aderir formalmente este ano, junto ao Ministério do Meio Ambiente, em caráter permanente, envolvendo todas as unidades da Prefeitura, conforme informa o assessor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, Aislan de Souza Coelho, nomeado coordenador do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública.

- O Programa A3P tem entre seus eixos temáticos o desenvolvimento de ações que envolvem o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, licitações, compras e construções sustentáveis e sensibilização e capacitação dos servidores - detalha Aislan Coelho.  

Metas previstas pelo Comitê – Aislan destaca algumas metas previstas que serão tratadas pelo comitê no exercício 2015. São elas: desenvolvimento de oficinas de capacitação para os servidores sobre o Programa, implantação de medidas para o uso sustentável de materiais de consumo, como, papel, tonner, copos descartáveis, entre outros.

Constam ainda, medidas para maximizar a eficiência no consumo de água e energia elétrica nas unidades, entre outras, todas com o enfoque de fortalecer a consciência ambiental e tornar a administração pública municipal sustentável com a colaboração de todos os setores e servidores, sem prejuízo da qualidade dos serviços prestados.

Os boletins informativos que são desenvolvidos pela coordenação do Programa estão à disposição no site da Secretaria de Meio Ambiente http://www.meioambiente.campos.rj.gov.br/

A próxima reunião do comitê gestor será na próxima terça-feira (27), em local e horário que serão previamente anunciados.


Por: Jualmir Delfino - Foto: secom -  22/01/2015 11:06:46

1º Fórum Municipal de Gestão Ambiental encerrado no Museu
Terminou nesta quinta-feira (2), o 1º Fórum Municipal de Gestão Ambiental para Empresas Públicas e Privadas, realizado no Museu Histórico de Campos. Foram abordados os temas “Eficiência Energética em Edificações”, “Gestão de Recursos Hídricos no Município de Campos dos Goytacazes”, “Uso Racional de Energia” e Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos”.

O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental, através da coordenação do Programa de Sustentabilidade da Prefeitura – A3P, em comemoração à Semana Mundial do Meio Ambiente. 

A primeira palestra foi ministrada pelos estagiários da Secretária de Desenvolvimento Ambiental e graduandos em engenharia ambiental pelo Instituto Federal Fluminense (IFF), Gabriela Araújo e Guilherme Barcellos Marini.

Foram apresentados sugestões para melhor aproveitar a radiação solar nos prédios e exemplos de locais que usam esses métodos. A palestra de Gestão de Recursos Hídricos foi dada pelo Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades e assessor de comunicação da concessionária Águas do Paraíba, Adelfran Lacerda. 

Entre os destaques, o “Esgoto Zero”, trabalho desenvolvido em parceira da Prefeitura de Campos com a concessionária Águas do Paraíba, que tem como objetivo eliminar as ligações clandestinas e irregulares de esgoto nas galerias pluviais, no Canal Campos-Macaé. Depois das palestras, houve um coffee break. 

De acordo com o coordenador do Programa de Sustentabilidade da Prefeitura de Campos, Aislan de Souza Coelho, a ideia central é fazer com que tanto as empresas privadas quanto o município adotem algumas iniciativas que foram apresentadas pelos palestrantes.  Segundo ele, a proposta é transformar o fórum em um evento fixo no calendário municipal.

- Queremos manter este evento permanente dentro da Semana Mundial do Meio Ambiente. Provavelmente, outros eventos serão realizados fora da semana, mas inicialmente, a ideia é implantar este evento no calendário oficial do município, em relação à Semana Mundial do Meio Ambiente - ressaltou Aislan. 

Por: Catarine Barreto (estagiária) - Foto: César Ferreira -  02/06/2016 20:29:30

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !