quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

PRESTANDO CONTAS 8: COLETA SELETIVA

A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, realiza a coleta seletiva em todo município de segunda a sexta pela manhã e à tarde. Atualmente, o programa conta com 5.280 pontos cadastrados, como residências, estabelecimentos comerciais, condomínios, entre outros.

Segundo o responsável pela coleta seletiva, Franklin Cherene, os três caminhões compactadores da concessionária Vital Engenharia Ambiental coletam de 115 toneladas a 120 toneladas de recicláveis por mês. Todo o material é destinado às duas cooperativas de ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin.

De acordo com Franklin, há uma boa contribuição da população, mas falta entrosamento com os dias da coleta. “Pedimos às pessoas cadastradas no programa que entrem em contato conosco, através do telefone (22) 2726-4345, e fiquem por dentro dos dias e horários da coleta nos bairros. Pedimos ainda que coloquem o material a ser coletado no dia em que a coleta seletiva for passar”, pontuou.

Franklin esclareceu que todas as vezes que o material reciclado não é colocado no destino correto, que são a cooperativas, diminui a vida útil do aterro sanitário, localizado em Conselheiro Josino. “O aterro deve ser ocupado por lixo comum. Por isso que orientamos as pessoas da coleta seletiva a colocarem o material a ser recolhido no dia correto e não nos demais dias, pois este material pode ser levado pela coleta domiciliar”, comentou.

E novos pontos podem ser cadastrados. Franklin disse que os interessados têm que ligar para o número informado acima e informar o endereço, número, bairro, nome e telefone para contato. “As equipes da secretaria continuam percorrendo toda a cidade cadastrando novos pontos. Também está havendo uma procura muito grande de escolas solicitando a limpeza do arquivo morto que pode ser reciclado”, falou.

Por: Telmo Filho - Foto: Rodolfo Lins -  11/04/2016 11:54:16

Disponível em: http://www.campos.rj.gov.br/exibirNoticia.php?id_noticia=35310
Coleta seletiva ajuda ex-catadores e o meio ambiente
A Superintendência de Limpeza Pública realiza a coleta seletiva de materiais recicláveis em Campos e encaminha para as cooperativas do município. Atualmente várias famílias de ex-catadores do antigo aterro controlado da Codin mudaram de vida com a implantação de duas cooperativas: Reciclar, no Parque Novo Eldorado e Cata Sol, no Parque Aldeia, em Guarus. Ainda este ano, com previsão para 60 dias, será inaugurada uma nova cooperativa, desta vez na Codin.

- Existem atualmente 50 famílias de ex-catadores nas duas cooperativas e, com a abertura da terceira cooperativa, a estimativa é de ajudar mais 50 famílias - disse o superintendente da Limpeza Pública, Carlos Morales.

Além de ajudar as famílias, é importante destacar a preservação do meio ambiente e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem. “Quem ajuda na coleta seletiva, encaminhando-a para o lugar certo, ajuda não só ao meio ambiente, mas também às cooperativas e a várias famílias”, destacou o superintendente.

A presidente da cooperativa Cata-sol, Érica Borges, relata a importância do material reciclável para os ex-catadores. "Ao separar e acondicionar adequadamente os lixos orgânicos dos recicláveis, colocando-os à frente das suas casas e empresas nos dias estabelecidos, a população estará ajudando não só ao meio ambiente, mas também as famílias que trabalham aqui na cooperativa", afirma Erica Borges.

A Superintendência de Limpeza Pública também realiza palestras de conscientização da população em relação à coleta seletiva. Os interessados em receber a palestra ou saber mais sobre a coleta do lixo reciclável, moradores ou comerciantes, podem ligar para o telefone (22) 2726 4345 ou para a secretaria de Limpeza Pública, situada na Avenida José Alves de Azeredo, 102, no Centro.

A pessoa deve informar o endereço, número do estabelecimento, bairro, nome e número de telefone, para que uma equipe possa realizar visita e efetivar o cadastro.


Por: Catarine Barreto e Thaisa Barreto (estagiárias) - Foto: Rodolfo Lins -  04/04/2016 10:14:37

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !