sexta-feira, 30 de maio de 2014

Necrochorume, água para as focas, deserto verde e papa léguas

DÚVIDAS CRUÉIS

Necrochorume, água para as focas, deserto verde e papa léguas

A seção Oráculo, da revista Superinteressante, responde perguntas – muitas vezes, hilárias – de seus leitores sobre as questões mais improváveis. E a redação responde pacientemente. Aqui, uma seleção dos temas da edição de dezembro que têm a ver o Planeta Sustentável para você se informar e se divertir

-  A  A  +


DESSALINIZAÇÃO DO CHORUME

Necrochorume pode ser canalizado e usado para produção de energia? - Anderson Idianin, João Pessoa/PB

Jamais, Mr. Anderson. Não há tecnologia, interesse econômico nem permissão para fazer isso. O necrochorume, líquido que sai de cadáveres em decomposição - veja só que agradável! -, tem menos componentes energéticos que o chorume do lixo, que é usado para o mesmo fim, explica Leziro Marques-Silva, especialista em necrochorume.

Para piorar, dilemas morais, legislação funerária e desafios sanitários são um impeditivo a mais para sua bizarra usina de cadáveres sair do papel.

ÁGUA QUE PINGUIM NÃO BEBE
Se os mamíferos bebem água doce, o que bebem focas, leões-marinhos e pinguins? Carregam cantil ou compram garrafa de água mineral? - Everaldo de Araújo, Sapucaia do Sul, RS

Engraçadão! Mamíferos marinhos bebem água doce, mas não como os mamíferos terrestres. Esses animais retiram a água da própria comida para beber, explica Ana Paula Costa, bióloga e pesquisadora do Laboratório de Mamíferos Aquáticos da UFSC.

Eles fazem processo bioquímico que retira a água dos alimentos durante a digestão. Aves como o pinguim fazem essa filtragem em uma glândula específica, e mamíferos, no rim.

DESERTO VERDEQue árvore consome mais CO2? - Guilherme da Silva, Jaraguá do Sul, SC

A turma especializada não tem consenso, mas há um forte candidato. "Se pensarmos somente em uma espécie que aproveita bem a energia solar e capta eficientemente o CO2 , o mais provável é o eucalipto", diz Fernanda Reinert, especialista em fisiologia vegetal e professora da UFRJ.

Mas eucaliptos estão longe de serem mocinhos ecológicos. Apesar de sugarem muitogás carbônico, matam a diversidade da flora ao redor devido à pequena incorporação de matéria orgânica no solo, fundamental para nutrir as plantas. Por isso as florestas de eucaliptos têm tão poucas plantas - não enche nem uma mísera sauna.

COIOTE x PAPA LÉGUASSerá que o Coiote poderia vencer o Papa-Léguas do desenho animado na vida real? - Gabriela Della Méa, Porto Alegre, RS

Certamente. Até porque o Papa-Léguas original é um pássaro relativamente pequeno e atrapalhado, o roadrunner (Geococcyx californianus). Ele tem só cerca de 50 cm de comprimento, ou seja, não é aquele cruzamento de avestruz com Usain Bolt do desenho.

Eduardo Eizirik, professor da PUC/RS, diz que a ave, que habita o México e os Estados Unidos, atinge 30 km/h. Pouco para o coiote, um dos animais mais velozes do mundo, que chega a 69 km/h. A única chance do roadrunner, então, é voar. Mesmo assim, ele pode ser pego, já que seu voo é desengonçado e pouco funcional - como um artefato ACME.

Veja, agora, quais são os mamíferos mais rápidos do mundo:
- Guepardo: 115 KM/H
- Antilocapra: 98 KM/H
- Gazela: 80 KM/H
- Leoa: 80 KM/H
- Gnu: 80 KM/
H

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo sua participação e opinião !